Chá de Boldo Benefícios, Para Que Serve, Tudo !

Nesse artigo feito especialmente para você que tem dúvidas sobre o chá de boldo, você irá ver quais os benefícios que essa planta natural pode trazer para a saúdecomo fazer o chá de boldo, como ele pode te ajudar, e para quais casos é indicado, confira:

Chá de Boldo Benefícios

chá de boldo benefícios

Os Benefícios do Chá feito de Boldo

O Chá de Boldo é ótimo para ajudar no Funcionamento do Fígado, sendo útil depois de um dia exagerado, excesso de álcool ou consumo de vários alimentos cheios de gordura e oleosidade, por que ele contém uma substância chamada lactona que ajuda na digestão de gorduras ingeridas.

Ele também ajuda a não ter um inchaço na barriga e ainda combate os gases, por que é um ótimo digestivo, mas é importante tomar o chá logo depois de tê-lo feito e não coloque açúcar, porque este fermenta e atrapalha a digestão.

Assim, os principais benefícios do Chá de Boldo são:

  • Melhora no Funcionamento do seu Fígado.
  • Ajuda na sua digestão e no bom funcionamento da digestão.
  • Diminui a azia.
  • Diminuiu os efeitos de bebidas alcoólicas.
  • Ajuda no tratamento contra a gastrite.
  • Auxilia no tratamento de problemas na vesícula biliar.
  • Alivia os sintomas da intolerância alimentar.
  • Diminui os gases.
  • Atua como um antioxidante, antifúngico e antibacteriano.
  • Tem efeito calmante.

Apesar de todos os benefícios, o boldo é contraindicado em caso de obstrução da vesícula biliar e durante a gravidez, especialmente nos 3 primeiros meses de gestação, porque ele pode provocar aborto ou causar malformação no feto.

Chá de Boldo Para Que Serve

O Boldo serve muito bem para tratar a má digestão, problemas do fígado, litíase biliar, gota, obstipação, cistite, flatulência, dor de cabeça e suores frios. O boldo também é um ótimo remédio caseiro para limpar seu sangue.

O Chá de boldo não ajuda no emagrecimento, mas pode ajudar a desinchar sua barriga porque ajuda a combater os gases intestinais, deixando a barriga mais reta.

Quando usado em altas doses pode ser tóxico e pode promover contrações uterinas, favorecendo o aborto, por isso em caso de gravidez ou suspeita de gravidez este chá deve ficar de lado.

Chá de Boldo Propriedades Medicinais

planta boldo

Para Que Serve

As prioridades do boldo incluem em sua ação estimulante da vesícula biliar, diurética, antiespasmódica, anestésica, anti-séptica, antibacteriana, anti-inflamatória, antioxidante, depurativa, desintoxicante, estimulante, sedativa, tônica e vermífuga.

Devido à natureza extremamente venenosa, o Chá de Boldo é muito potente como um agente antimicrobiano. Ele mata micróbios, assim como impede o seu crescimento. Realmente é similarmente eficaz em qualquer tipo de micróbio, como bactérias, fungos, protozoários ou vírus. Você pode usá-lo para curar inúmeras doenças, bem como infecções provocadas por micróbios.

Como Fazer Chá de Boldo

As partes utilizadas do boldo são as suas folhas.

  • Chá de boldo: adicionar 1 colher de chá de folhas de boldo secas em 150 ml de água fervente. Deixar descansar por 10 minutos e tomar morno de 2 a 3 vezes ao dia, especialmente antes e depois das refeições.
Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais do boldo incluem aborto, vômitos, diarreia e problemas no sistema nervoso.

Contraindicações

O chá de boldo tem algumas contraindicações e efeitos colaterais que você deve conhecer para proteger a sua saúde.

Frequentemente se recorre ao uso de boldo em infusão, especialmente para melhorar a digestão, já que estimula o bom funcionamento do seu fígado.

chá de boldo emagrece

O Chá de Boldo Ajuda Emagrecer?

De fato, embora o boldo tenha ótimas propriedades, inclusive em dietas para emagrecer, existe informação com relação aos seguintes efeitos secundários que pode te colocar em uma ocasião cujo consumo das suas infusões:

  • Efeitos secundários do boldo sobre a fertilidade masculina: não foi comprovado que o consumo de infusões de boldo afete os espermas, nem que seus princípios ativos incidam sobre o funcionamento da sua glândula tireoide.

O abuso de boldo pode causar toxicidade, afetando tanto estes como outros órgãos.

  • Contraindicações do boldo na gravidez e na lactância: em qualquer caso, como acontece com outras plantas medicinais, o boldo está contraindicado durante a gravidez e o aleitamento.
  • Quando há um alto consumo desta infusão, se demonstra que pode ser abortiva.
  • Efeito do boldo nas crianças pequenas: outro tanto aplica às crianças pequenas.
  • Contraindicação do boldo no caso de obstrução das vias biliares: apesar de facilitar bastante o funcionamento da vesícula como do fígado, em caso de obstrução das vias biliares, evite ingerir infusões de boldo, já que estimulam a secreção de bílis, o que poderia agravar seu quadro obstrutivo.
  • Efeitos adversos do abuso de infusões de boldo: devido a que contém alcaloides, você evitará riscos no seu consumo, se você se limitar às doses máximas recomendadas.
  • No caso de infusão, não mais de 4 xícaras ao dia. Algo que só pode determinar seu médico.
  • Efeitos tóxicos do boldo em infusão: em qualquer caso, a toxicidade do boldo se deriva do seu conteúdo em boldina, um alcaloide que em grandes concentrações pode ter poderosos efeitos neurolépticos.
  • Pode ocasionar efeitos laxantes fortes: quando você tem diarreia em um quadro por intoxicação alimentar, evite o consumo de muitas infusões de boldo para não ativar sua propriedade colerética.
  • Não é recomendável seu consumo se você sofrer de insuficiência renal: foi possível constatar que em algumas ocasiões, esta infusão causa irritação nos rins e no aparelho genital-urinário.
  • Evite consumir esta infusão se tomar medicamentos anticoagulantes: seu alto conteúdo de cumarinas faz que não seja recomendável já que aumenta o risco de sofrer hemorragias.
Conclusão

Estamos no final de mais um artigo e venho aqui dizer, o consumo do Chá de Boldo deve ser maneirado, não beba mais que 4x Ao dia para não ocorrer nenhum risco, o mesmo tem vários benefícios ótimos, mas tome cuidado ao ingerir uma grande quantidade.

Aproveite também para companhar todas as nossas novidades nas redes sociais, também não se esqueça, se ficou com qualquer dúvida sobre o assunto, poste um comentário logo abaixo, logo leremos e ajudaremos você com sua duvida.

Nomes Comuns da Planta Boldo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply