Chá de Camomila Benefícios, Propriedades, Para Que Serve

Saiba todas as informações sobre o chá feito através da Camomila e seus benefícios, veja para que serve, quais os benefícios para a saúde, e até seus malefícios se usado de maneira incorreta, confira:

Chá de Camomila Benefícios e Prioridades Medicinais

cha de camomila beneficios

Chá de Camomila Remédio

O Chá de Camomila irá ajudar na má digestão, te acalmar e, reduzir a ansiedade, são alguns dos benefícios que o Chá De Camomila possui, que pode ser preparado usando apenas as flores secas da planta ou os saches que se compra em supermercados e, mercearias.

O Chá de Camomila também pode ser preparado somente com a planta medicinal ou numa combinação de plantas, como por exemplo, erva-doce e Hortelã. O nome científico da Camomila é Matricaria Recutita.

Os benefícios principais do chá de Camomila, são:

  • Diminuição da Hiperatividade.
  • Ajuda a acalmar e relaxar.
  • Alivia o estresse.
  • Auxilia no tratamento de ansiedade.
  • Ajuda no tratamento de problemas estomacais, a controlar a má digestão e tratar as úlceras no estômago.
  • Alivia os enjoos.
  • Alivia cólicas menstruais.
  • Auxilia no tratamento de feridas e inflamações.
  • Acalma e retira as impurezas da pele.

Chá de Camomila Para Que Serve

A camomila é uma das plantas medicinais mais antigas usada como remédio natural para aliviar algumas doenças e problemas. Suas flores secas são ricas em flavonoides, que colaboram para as propriedades medicinais, como destaque pelos especialistas em um estudo sobre a camomila.

O modo mais conhecido e mais utilizado para consumir a camomila é a preparação de um cozimento de suas flores. Os pesquisadores estão cada vez mais interessados em pesquisar as propriedades e os benefícios da camomila. É por isso que esse remédio natural é tão popular e muito benéfico.

cha de camomila para que serve

Para que serve o chá de camomila

Quais Tratamentos o Chá de Camomila Ajuda

  • Camomila e Longevidade

A camomila nos ajuda a viver mais saudável e melhor. Cientistas de uma Universidade do Texas, consideraram os efeitos da camomila em uma amostra formada por 1667 Indivíduos, entre eles homens e mulheres. Consumir uma infusão de camomila poderá ajudar a diminuir o risco de morte prematura em 29%. 

  • O Chá de Camomila Alivia dores estomacais.

De acordo com um Doutor, a Camomila contém algumas substâncias que ajudam a prevenir o agravamento de distúrbios gastrointestinais. O Chá tem um efeito calmante, especialmente em relação com a Azia e Dores Estomacais. A infusão da Camomila deve ser preparada com água fervente, mas não muito quente, para evitar estragar as propriedades da planta.

  • Camomila Auxilia no Sono

O Chá é um dos remédios naturais mais conhecidos e usados pra ter uma noite melhor de sono e ultrapassar a insônia. Fazer um pouco de camomila é simples. O Conselho que nós damos é comprar as flores secas de Camomila e usar duas colheres de chá por copo.

  • Camomila ajuda relaxar os músculos

A camomila contém propriedades de efeito que acalmam os nervos e os músculos. Em particular,  infusão de camomila é capaz de aumentar o nível de glicina presente na urina. A Glicina é um aminoácido que pode aliviar dores e espasmos musculares.

  • Camomila Ajuda na Menstruação Dolorosa

Um Estudo feito no Journal of Agricultural and Food Chemistry mostrou a capacidade da camomila para auxiliar e aliviar as cólicas e dores menstruais. Como já foi dito, a Camomila é capaz de relaxar os músculos, pois tem um efeito calmante e relaxante.

  • Camomila para Auxiliar Gripes e Resfriados

o Chá de Camomila é considerado um remédio natural muito utilizado para tranquilizar os sintomas de gripes e resfriados. Notadamente, respirar a infusão da camomila auxiliaria a liberar vias nasais.

  • Camomila estimula o sistema imunológico

De acordo com Elaine Holmes, química do Imperial College London, um número grande de estudos mostram que alguns remédios naturais muito comuns contêm algumas substâncias químicas que são realmente valiosas para a medicina. Em particular, algumas substâncias presentes na camomila podem aumentar a atividade antibacteriana e estimular as funções do sistema imunológico.

  • Camomila alivia Dores de Cabeça

Um estudo feito em 2014 levou em consideração o efeito potente e a ação dos mecanismos de uso tópico do óleo de Camomila no que se refere dores de cabeça e enxaquecas. Os pesquisadores especulam que o óleo de camomila poderá representar um novo remédio para aliviar a dor de cabeça.

  • Camomila usado como Anti-Inflamatório Natural

A Ciência está estudando os benefícios da camomila para reduzir inflamações. Durantes anos, a camomila é utilizada como um anti-inflamatório natural. Um estudo feito em 2010, apontou o uso de camomila como um eficaz anti-inflamatório.

  • Camomila Auxilia na Diabete

Um estudo efetuado no Irã e divulgado na revista Científica Nutrition descobriu que beber Três xícaras de chá de camomila por dia, pode auxiliar na melhoria nos níveis de glicose no sangue em pessoas que sofrem de diabetes. De acordo com as conclusões dos pesquisadores, a camomila pode ajudar a diminuir os fatores de risco relacionado ao aparecimento da diabetes.

Como Fazer Chá de Camomila

O chá de Camomila seca apresenta propriedades relaxantes e rapidamente tranquilizantes que ajudam a tratar a insônia, a relaxar, tratar a ansiedade e, o nervosismo. Além disso, este chá também pode ajudar a reduzir as cólicas e espasmos durante o período menstrual.

Ingredientes:

  • 2 colheres de chá de flores secas de Camomila.
  • 1 xícara de água.
como fazer chá de camomila

Como Preparar o Chá

Modo de preparo:

Em 250 ml de água fervente adicionar as 2 colheres de chá. Tapar, deixar repousar durante cerca de 10 minutos e coar antes de beber. Este chá deve ser bebido 3 vezes por dia, e caso seja necessário pode ser adoçado com uma colher de chá de mel.

Além disso, para aumentar o efeito relaxante e sedativo deste chá pode ser adicionada uma colher de chá de erva-dos-gatos seca e de acordo com indicação do pediatra este chá pode ser usado por bebês e crianças para reduzir a febre, a ansiedade e o nervosismo.

Contraindicações

O Real inconveniente da camomila é em caso de Hipersensibilidade ou Alergia à plantaAlguns médicos não aconselham o uso durante a gravidez, talvez poderá causar contrações prematuras. A dose ingerida para chegar a este efeito, deve ser muito alta, portanto, mesmo as grávidas que optam por ingerir o chá de camomila esporadicamente, devem ficar sempre atentas para não exagerarem nas doses.

O uso para as crianças não deve ser exagerado, recomendado pelos pediatras, porque além de um certo limiar, a camomila pode conseguir um efeito oposto e fazer com que as crianças fiquem nervosas, e tenham dificuldades para dormir.

Conclusão

Para concluir este artigo, evidentemente o Chá de Camomila é um remédio totalmente natural, que lhe dará muitos benefícios se for bem utilizado, é um relaxante muscular e ajuda a dormir, gostaria que você deixasse seu comentário abaixo se ficou com alguma dúvida sobre o assunto.

Aproveite também para acompanhar todas as nossas novidades nas redes sociais.

O Artigo de hoje foi: Chá de Camomila, Para que Serve ? E tivemos uma discussão sobre outras informações e situações sobre o chá.

Nomes Comuns da Camomila:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply