Chá de Carqueja Benefícios, Propriedades, Emagrece?

Nesse artigo feito especialmente para você que tem dúvidas sobre o chá de carqueja, você irá ver quais os benefícios que esse chá natural pode trazer para a saúdecomo fazer o chá de Carqueja, como ele pode te ajudar, e para quais casos é indicado, confira:

Chá de Carqueja Benefícios

chá de carqueja beneficios

Chá de Carqueja

Os benefícios do chá de carqueja são vários, um deles é a melhora da circulação sanguínea, ajuda na digestão e facilita no processo de emagrecimento.

Além disso, o chá também tem mais alguns benefícios:

  • Melhora a Diabetes

A carqueja ira diminuir a absorção de açúcares ingeridos em sua alimentação, ajudando você a controlar a diabetes.

  • Desintoxica o Fígado

Nesta planta, contém flavonóides em sua composição, que representam uma ação protetora para o fígado.

  • Melhora problemas digestivos

Esta planta tem o efeito de ajudar e proteger seu estômago e, previne úlceras, por ter em sua composição substâncias que reduzem a secreção gástrica.

  • Reduz o Colesterol

Com a presença de saponinas, a planta irá ajudar a evitar a absorção de colesterol.

  • Ajuda no Combate as Inflamações

A Carqueja possui um efeito Anti-Inflamatório, também por conter às saponinas. Além disso fortalece também o sistema de imunidade.

  • Emagrece

A Carqueja emagrece sim, principalmente se o chá for consumido antes de acontecer algum evento especial que possuirá um abuso alimentar, pois ajuda a diminuir o seu apetite. Além disso, a carqueja possui um efeito diurético, ajudando a eliminar o excesso de líquido e, diminuindo o inchaço.

Estes benefícios do Chá de Carqueja devem-se a algumas substâncias que a planta possui, como os compostos fenólicos, favonas, saponinas e, flavonóides. Contudo, esta planta possui algumas contraindicações, não poderá ser consumido durante a gravidez e amamentação, ou em grandes doses, pois pode ser prejudicial à saúde.

Chá de Carqueja Para Que Serve

A Carqueja é indicada como uma planta medicinal para melhorar sua digestão, combater gases e, ajudar a emagrecer. Seu chá terá um gosto amargo, mas pode ser encontrado em cápsulas em algumas lojas de produtos naturais.

O Nome científico desta planta é Baccharis Trimera e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, pode ser encontrada em farmácias de manipulação e algumas feiras livres.

A Carqueja é muito usada para ajudar em má digestão, prisão de ventre, diarreia, gastroenterite, anemia, gripe, febre, doenças do fígado, diabetes, vermes intestinais, afta, amigdalite, anorexia, azia, bronquite, colesterol, doenças da bexiga, má circulação do sangue e feridas.

chá de carqueja

O Chá de Carqueja Ajuda no Emagrecimento?

Chá de Carqueja Propriedades Medicinais

As propriedades da Carqueja tem ação Diurética, Antianêmica, Antiasmática, Antibiótica, Antidiarreica, Antidiabética, Antidispéptica, Antigripal, Anti-Inflamatória, Anti-Reumática, Aromática, Colagoga, Depurativa, Emoliente, Febrífuga, Laxante, Hipoglicêmica, Sudorífica, Tenífuga, Tônica e Vermífuga.

O Chá de Carqueja Emagrece?

O Chá de Carqueja ajuda sim, pois, só se o chá for consumido antes das refeições, ajuda no emagrecimento, ele irá ajudar a reduzir seu apetito. Sem adição de Açúcares, complementa uma dieta alimentar equilibrada prescrita por um nutricionista, ajudando no processo de perda de peso e medidas.

 

Receita do chá de carqueja

O chá de carqueja é feito com as folhas da carqueja, uma planta medicinal de nome científico Baccharis trimera, que possui propriedades anti-inflamatórias e antigripais.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de folhas picadas de carqueja;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo (Como Preparar o Chá)

É Muito simples fazer o preparo do chá, ele deverá ser feito com ervas frescas de carqueja, colocar os ingredientes numa panela e deixe ferver por aproximadamente 5 minutos. Tapar, deixe amornar, coar e beber de seguida.

Para ter todos os benefícios do chá de carqueja deve-se tomar até 3 xícaras deste chá por dia.

Como Tomar

A parte que pode ser consumida da Carqueja são suas hastes, para fazer Chá ou usar como tempero.

  • Chá de Carqueja: colocar 25 gramas de hastes de Carqueja em 1 litro de água fervente, deixando repousar por 10 minutos. Tomar até 3 xícaras por dia.
  • Em cápsulas: Tomar até 3 cápsulas por dia.
Contraindicações

A Carqueja não deverá ser consumida por mulheres gestantes ou em fase amamentação. Pessoas que sofrem de pressão baixa ou hipoglicemia também não deverão consumir o chá desta erva. Não deverá ser consumida em grandes doses, pois pode prejudicar sua saúde.

Efeitos Colaterais

Alguns dos efeitos colaterais da Carqueja, são, diminuição da sua imunidade e hipotensão, quando ingerida em excesso.

Conclusão
carqueja

Planta Carqueja

E agora chegamos ao final deste artigo e gostaria de pedir seu comentário caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto.

Aproveite também para acompanhar todas as novidades em nossas redes sociais.

O Artigo de hoje foi sobre: Chá de Carqueja, Para que serve? E falamos sobre outras situações além do chá.

A Carqueja também é bem conhecida como:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply