Chá de Gengibre Benefícios, Para Que Serve, Emagrece?

Neste artigo feito especialmente para você que tem dúvidas sobre o Chá de Gengibre, você irá ver quais os benefícios que esse chá natural pode trazer para a sua saúde, como fazer o chá de gengibre, como ele pode lhe ajudar, e para quais casos é indicado, confira:

Chá de Gengibre

Chá de Gengibre

Para Que Serve Chá de Gengibre

Essa raiz asiática contém características bactericida e fungicida, anti-inflamatórias, é diurética, alivia dores estomacais e enjoos, melhora a sua digestão e a circulação sanguínea e impulsiona o sistema imunológico. Existem várias pesquisas, ainda, sobre a possibilidade do gengibre ter efeitos anticarcinogênicos e sobre sua atuação na prevenção e no tratamento do câncer.

É uma planta que estimula também o aquecimento do corpo, especialmente das extremidades (mãos e pés), ao estimular os receptores da capsaicina, mesmo componente que dá a ardência às pimentas, sendo considerada uma “erva de aquecimento”.

Esta qualidade termogênica dá ao chá de gengibre a qualidade de emagrecer,

por acelerar o metabolismo e, assim, estimula a queima de gorduras, ainda que o corpo não esteja em movimento. Em conjunto com sua característica diurética, o chá de gengibre é uma bebida natural e saudável para agilizar o emagrecimento.

Propriedades Medicinais

Como já foi dito antes, o gengibre é muito usado como condimento, porém em virtude de grandes propriedades medicinais, seu consumo para o tratamento de várias doenças é

cada dia mais frequente, porque os benefícios são realmente surpreendentes.

  • Seu uso é recomendado no tratamento de doenças do sistemas digestivo, como por exemplo: flatulências, gastrite, dores abdominais, vômitos e náuseas. Também previne a formação de úlceras estomacais e melhora as que já existem.
  • Colabora na eliminação dos parasitas intestinais.
  • Ideal para quem sofre com a artrite, já que o frequente consumo de chá de gengibre pode diminuir em grande medida as inflamações das articulaçõese, desta forma, as dores causadas por esta doença.
  • O consumo frequente de chá de gengibre é excelente para manter controlados os níveis de colesterol no sangue, o que pode evitar complicações cardiovasculares.
  • O gengibre contém elementos que são muito úteis para a proteção do fígado, já que seus componentes ativam a secreção da bílis, melhorando notavelmente as funções deste importante órgão do corpo.
  • Este produto natural ajuda a manter o sistema circulatório em ótimas condições, já que impede que as plaquetas do sangue se juntem e entupam as veias, o que poderia ser muito perigoso para o correto percurso do sangue. Certamente, seu consumo evita a arteriosclerose e suas propriedades anticoagulantes permitem que o coração se mantenha forte e saudável, evitando outras complicações que se derivam da má circulação sanguínea.
  • O gengibre também apresenta propriedades antiespasmódicas, o que é de grande ajuda para as mulheres que sofrem de fortes dores durante o período menstrual.
  • Também aliviam a tosse e funcionam como expectorante, o que é ideal para o tratamento de gripes frequentes.
  • A ação antioxidante do gengibre, devido aos componentes como o etanólico e o metanólico, ajuda a manter todas as células do organismo saudáveis e jovens.
  • Foi comprovado que o consumo deste importante produto ajuda a prevenir a formação de alguns tumores em diferentes partes do corpo.
  • Pode ocasionar suor e ajudar, desta maneira, a remover as impurezas do organismo, permitindo a eliminação das toxinas.

Benefícios Chá de Gengibre

Benefícios Chá de Gengibre

Benefícios do Chá de Gengibre

O chá de gengibre proporciona vários benefícios interessantes para a nossa saúde. Veja os ganhos dessa bebida:

  • Analgésico e Anti-Inflamatório.
  • Afrodisíaco
  • Melhora enjoos durante a gravidez
  • Reduz a celulite
  • Náuseas provocadas pela quimioterapia
  • Bactericida
  • Diurético
  • Osteoartrite
  • Auxilia a reduzir a cólica menstrual
  • Diminuiu o colesterol ruim
  • Ajuda na prevenção do câncer
  • Melhora suas funções cerebrais

Como Fazer Chá de Gengibre

O gengibre é um produto muito fácil de se encontrar e que existe em vários tipos como em saquinhos, desidratado, em pó fresco, a raiz seca ou fresca, por exemplo.

O mais recomendado a se utilizar para o chá, para que todos os benefícios sejam totalmente extraídos, é a raiz fresca. Você pode preparar a receita simples ou algumas variações.

Chá de gengibre simples

O chá de gengibre, em sua versão mais simples e prática, consiste em utilizar de 2 a 3 cm de gengibre fresco para 1 litro de água.

O gengibre deve ser lavado, e posteriormente, cortado ou ralado. Após ferver a água, basta adicionar o gengibre e deixar tampado, ainda em fogo alto.

Após 8 a 10 minutos em fervura, desligue o fogão e espere esfriar. O ideal é que se coe antes de consumir.

Água de Gengibre

Tomar diariamente 1 copo de água de gengibre em jejum e pelo menos mais 0,5 L ao longo do dia, ajuda a emagrecer pois acelera a perda de gordura do corpo e especialmente da barriga.

O gengibre é uma raiz que ajuda a emagrecer porque atua desintoxicando o organismo e melhorando o funcionamento do intestino, o que ajuda a acelerar o metabolismo e a combater a retenção de líquidos.

Além do gengibre, pode-se adicionar limão, berinjela, canela ou pepino à água, pois são ingredientes que contribuem para potencializar o efeito emagrecedor da água e impedindo o inchaço também.

Chá de Gengibre Para Emagrecer

O Chá de Gengibre além de nos fazer sentir aliviados de dores e enjoos, também tem propriedades termogênicas que nos ajudam a acelerar nosso metabolismo e queimar gorduras com mais rapidez.

Já experimentou alguma vez o chá de gengibre para esse propósito? Se não acredito que esteja pensando em prepará-lo. Sendo basicamente um ótimo remédio natural com muitas propriedades, tem uma mais que é perder peso de forma saudável.

Esta raiz agradável e de sabor meio apimentado é um ótimo aliado na hora de queimar algumas gorduras e é um dos melhores anti-inflamatórios naturais que existem na natureza. Em primeiro lugar é importante que entenda que para baixar o peso não se limite somente à consumir o chá de gengibre durante vários dias, jamais.

O chá de gengibre é um amigo muito bom que complementa a nossa dieta. É muito importante diminuir no dia a dia o excesso de gordura mas procurando comer de forma saudável, assim, preparando saladas frias ou a vapor e que não descuide das doses de proteínas, fibra e água durante o dia.

Também é importante a pratica de exercícios com uma xícara de gengibre depois da comida. Poderá chegar ao teu peso ideal em 5 semanas. Lógico que requer um certo esforço e força de vontade, mas não duvide, vale a pena.

Chá de Gengibre e Limão

Após o aquecimento da água e a adição do gengibre, use o suco de um limão ou corte a fruta ao meio e a coloque, com casca, na mistura. Tampe a panela, diminua o fogo, e aguarde de 8 a 10 minutos até o fim da infusão. 

Nomes Comuns do Gengibre:

Gengibre

Gengibre

Conclusão

Para finalizar este artigo, evidentemente o Chá de Gengibre é um remédio totalmente natural, que lhe dará muitos benefícios se for bem utilizado, gostaria que você deixasse seu comentário abaixo se ficou com alguma dúvida sobre o assunto.

Aproveite também para acompanhar todas as nossas novidades nas redes sociais.

O Artigo de hoje foi: Chá de Gengibre Benefícios, Para Que Serve, Emagrece? E tivemos uma discussão sobre outras informações e situações sobre o chá.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply