Chá de Hortelã Benefícios, Para Que Serve, Emagrece?

Saiba todas as informações sobre o Chá de Hortelã e seus benefícios, veja também para que serve, quais os benefícios para sua saúde, e até seus malefícios se for usado de maneira incorreta, confira:

Chá de Hortelã Para Que Serve

Chá de Hortelã

Chá de Hortelã

A Hortelã é uma planta muito popular e pode ser usada em infinitas maneiras, formas, e receitas, todas elas são realmente saborosas e aromáticas, também pode contribuir no combate contra várias doenças e também dar uma ajudinha para quem está fazendo planos para começar uma dieta.

Esse é um dos tipos de Chá mais consumidos no Brasil e em outras partes do mundo e serve para muitos fins, principalmente no tratamento contra resfriados, para tranquilizar e aliviar o estresse e muitas finalidades.

A hortelã também pode ser usada em outras formas além do chá, como por exemplo, cápsulas com óleo ou extrato seco da planta ou na forma de óleo essencial para a pela ou aromaterapia.

Além disso, essa erva aromática é muito fácil de cultivar em casa, é só colocar em um vaso porque requer poucos cuidados e que combina muito bem com suco de abacaxi ou limão, em drinks e até para molhos de iogurte em pratos salgados como tempero.

Chá de Hortelã Benefícios

Agora citarei alguns benefícios da hortelã, confira:

  • Melhora sua Digestão

Os benefícios da hortelã podem ajudar com o melhoramento no processo de digestão, o que reduz desconfortos estomacais, previne inflamações, evitando mal-estar. Este efeito positivo é obtido devido aos antioxidantes e fitonutrientes presentes nas folhas.

  • Reduz dores de Cabeça e náuseas

Se você sofre com esses desconfortos, então irá ficar feliz em saber que as folhas da hortelã podem ser convenientes para reduzir essas condições. As náuseas durante viagens e gravidez podem ser reduzida com a ajuda da hortelã, assim, diminui os impactos sobre o estômago.

  • Auxilia contra Doenças Respiratórias

A Hortelã é diretamente apontada como remédio para o tratamento de congestionamento nasais e gargante, assim, oferecendo alivio aos pulmões e brônquios. O suco ou chá que contém a hortelã pode ser conveniente para reduzir os impactos causados por gripes e resfriados. Pessoas que sofrem de asma podem contar com a hortelã para ajudar no tratamento de congestão.

  • Diminui dores nos Mamilos de Mulheres Gestantes

Existe várias plantas que são contra indicadas para gestantes, mas no caso da hortelã, seu consumo pode ser muito benéfico para a saúde das mulheres. A menta é funcional para reduzir os desconfortos e dores nos mamilos, consequência muito comum no período de amamentação.

  • Auxilia contra Fadiga

O Excesso de exercícios físicos, overtraining e sobrecarga de atividades na rotina podem gerar fadigas, oscilações de humor, e consequentemente até depressão, e esses fatores podem ser prevenidos com a ajuda da hortelã. O cheiro das folhas desperta o funcionamento cerebral, e a ingestão pode apoiar a renovação energética, assim, reduzindo o cansaço, ansiedade e desanimo.

  • Age contra Acnes

Os problemas com acne e manchas são comuns entre os adolescentes, mas ao invés de usar pomadas e intervenções estéticas, a hortelã se mostra eficiente para efeito antisséptico, anti-inflamatório e antipruriginoso. O Suco das folhas pode ser um ótimo aliado para limpar a pele, e ainda contribui com a redução de cravos e espinhas, melhorando a aparência da pele e saúde dos tecidos.

  • Previne o Alzheimer

Estudos comprovaram que os benefícios da hortelã podem contribuir com o melhor funcionamento cognitivo, favorecendo a capacidade de concentração e agilidade mental. De olho na qualidade dos exercícios mentais, as folhas ainda podem estimular e melhorar a aptidão para memorizar, se ingeridas regularmente.

Benefícios do Chá de Hortelã

Benefícios do Chá de Hortelã

Ajuda na Perca de Peso

Possuí fibras, isso faz com que o chá de hortelã ajude no emagrecimento pois trás mais saciedade, dessa forma você sente menos fome e controla o apetite durante o dia, no final, você acaba por comer menos, por isso é possível dizer que o chá de hortelã emagrece.

Além disso, por ter apenas 2 calorias a cada 200 ml, pode substituir outras bebidas mais calóricas, como por exemplo, refrigerantes, café com açúcar, sucos, dessa forma o chá de hortelã poderia ajudar a emagrecer de várias maneiras.

Cuidar do seu corpo  não se limita à vaidade, mas também à saúde, portanto, seguir uma alimentação equilibrada e com alimentos funcionais pode diminuir a possibilidade de ma-estar. A hortelã pode ser importante para estimar as enzimas digestivas, as quais iram agir para a melhor absorção de vitaminas e minerais, garantindo a nutrição e digestão saudável, induzindo à eliminação de toxinas e substâncias indesejáveis ao seu corpo, garantindo energia para suas atividade e evitando o desconforto.

  • Saúde Bocal

Muitas vezes a desatenção e cuidados com a boca pode gerar consequências agravantes. De olho na saúde de sua boca, a hortelã pode garantir efeito anti-inflamatório e antibacteriano, os quais são importantes para  prevenção de infecções e condições como mau hálito, cáries e fatores mais graves.

  • Reduz as cólicas

Várias mães dão o chá de hortelã para reduzir dores causadas pelas cólicas, mas este benefício também pode ser desfrutado por gente adulta. Mulheres que sofrem com cólicas menstruais podem tomar uma xícara de chá de hortelã, pois a planta pode aliviar e ainda diminuir as náuseas causadas durante esses dias.

  • Fortalece o Sistema Imunológico

Assim como vários alimentos naturais, a hortelã pode fortalecer o organismo e auxiliar na imunidade. Ela possui vitaminas e minerais que podem ajudar na proteção do corpo contra algumas inflamações, infecções e demais interferências externas. Podemos reconhecê-la como fonte de vitaminas de complexo B, C, D, e E, além de minerais como fósforo, e cálcio, que são convenientes para uma nutrição completa.

  • Ajuda na prevenção do Câncer

Vários alimentos são apontados como funcionais para a prevenção do Câncer, portanto, é importante que reconheçamos a contribuição da Hortelã, desde que ela seja aliada a uma alimentação equilibrada e rica em Múltiplos Alimentos contribuintes.

  • Colesterol

As pequenas folhas podem induzir a um melhor funcionamento do fluxo de bile, processo o qual pode possibilitar quebra das moléculas de gordura, fator importante para o controle de níveis de colesterol bom e ruim, e também pressão do fígado.

  • Tônico Cpailar

O uso de várias vitaminas e cosméticos pode ser conciliado a um aplicação de óleo de hortelã como fortalecedor dos seus fios de cabelo. O Preparo do Chá Natural, com Aplicação de Borrifadas, também pode oferecer efeitos positivos para que o cabelo fique hidratado e com um brilho.

Chá de Hortelã Como Fazer

1. Chá de hortelã com canela e gengibre para emagrecer 

Este chá deve ser preparado com qualquer tipo de hortelã, adicionando gengibre e canela porque estes outros ingredientes ajudam a emagrecer.

Ingredientes:

  • 6 folhas de hortelã
  • 1 pau de canela
  • 1 cm de raiz de gengibre
  • 180 ml de água

Modo de preparo:

Juntar os ingredientes numa panela e deixar ferver por alguns minutos. Depois repousar até amornar e depois coar, tomar sem adoçar, ao longo do dia.

2. Chá de hortelã comum para febre 

O chá de folhas de hortelã, quando combinado com ulmária ou rainha-dos-prados e com laranja-amarga, é bom para o tratamento da febre, pois promove o aumento do suor. Além disso, também é bom para problemas respiratórios, como tosse, asma, gripe, rouquidão, coriza e congestão nasal.

Ingredientes:

  • 15 g de folhas de hortelã comum
  • 70 g de flores de tília
  • 10 g de rainha-dos-prados
  •  5 g de laranja amarga

Modo de preparo:

Numa xícara de chá adicionar 1 colher de sopa da mistura de plantas e adicionar 150 ml de água fervente. Deixar repousar durante 10 minutos e coar. Este chá deve ser bebido várias vezes por dia, e de preferência sempre antes de deitar para ajudar a suar.

Chá de Hortelã Emagrece Mesmo?

Para que Serve Hortelã

Para que Serve Hortelã

De certa forma, sim. As propriedades emagrecedoras já foram pesquisadas e comprovadas, pois a planta contém substâncias que estimulam o sistema digestivo e seu aroma tranquiliza e melhora a coordenação motora. Outro ponto é que estamos falando de uma bebida diurética, que auxilia na eliminação de toxinas do seu organismo, assim, fazendo com que você consiga diminuir o inchaço abdominal.

Chá de Hortelã Para Bebe

De acordo com o conhecimento e estudos médicos, a resposta é não. O bebê preferencialmente deve beber exclusivamente o leite materno até pelo menos os 6 meses. A questão é que não dá para saber exatamente qual a medida de segurança para a quantidade de líquido que o bebê recém-nascido poderia ingerir sem que isso o faça mal, o que inclui água.

Conclusão

E agora chegamos ao final deste artigo e gostaria de pedir seu comentário caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto.

Aproveite também para acompanhar todas as novidades em nossas redes sociais.

O Artigo de hoje foi sobre: Chá de Hortelã Benefícios, Para Que Serve, Emagrece? E falamos sobre outras situações além do chá.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply