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Vitamina D Benefícios, Para Que Serve, Fontes.

Nesse artigo feito especialmente para você que tem dúvidas sobre a Vitamina D, você irá ver quais os benefícios que essa vitamina pode trazer para a saúde, e para quais casos é indicado, confira:

Vitamina D

Vitamina D

O Que é Vitamina D

A vitamina D é o nome dado ao grupo de componentes solúveis em lipídios, elas são essenciais para o corpo humano e serve para facilitar a absorção do cálcio, melhorar a sua saúde cardiovascular e ajudar a defender seu sistema imunológico. A Vitamina D funciona como um hormônio no organismo humano, funcionando de forma que regule as taxas de cálcio e fósforo para que possam combater doenças, como a osteopenia, osteoporose e até a obesidade.

A vitamina D, também é conhecida como calciferol, e a única vitamina que é ativada por meio de exposição solar, ou mais precisamente falando, aos raios ultravioletas do tipo B (UVB), esses raios são responsáveis por 80 À 90% do total de vitamina D que o corpo recebe. A suplementação desta vitamina só acontece por meio de uma alimentação rica em óleos naturais, como peixes e frutas ou então remédios manipulados. A suplementação adequada não dispensa a necessidade de exposição solar.

Vitamina D Para Que Serve

A principal função da vitamina D no organismo é facilitar a absorção de cálcio pelo organismo, que é importante para o desenvolvimento saudável dos ossos e dos dentes. Além de melhorar a saúde óssea, a vitamina D ajuda a prevenir doenças, como obesidade e diabetes.

A vitamina D é essencial para regulação do metabolismo ósseo, e age como hormônio mantendo em quantidades adequadas o cálcio e fósforo presentes no sangue, através do aumento ou diminuição da absorção desses componentes no intestino delgado.

Benefícios da Vitamina D

A vitamina D é um mineral importante para o nosso organismo, já que contém muitas funções em aspectos diferentes. Além de ser essencial para a fixação de cálcio nos ossos, ela dá mais qualidade de vida prevenindo doenças cardíacas, diabetes e prometendo maior saúde e bem estar até mesmo ao raciocínio lógico.

  • Aumentar a absorção do cálcio e do fósforo no intestino.
  • Fortalecer ossos e dentes, tornando-os mais saudáveis.
  • Prevenir doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e esclerose múltipla.
  • Aumentar a produção de músculos.
  • Melhorar o equilíbrio.
  • Fortalecer o sistema imunológico.
  • Melhorar a saúde cardiovascular.
  • Prevenir alguns tipos de câncer, como os de cólon, de reto e da mama.
  • Prevenir o envelhecimento precoce.

Os benefícios da vitamina D são obtidos através do consumo regular de alimentos ricos nessa vitamina e da exposição solar, que ativa a produção de vitamina D na pele.

Vitamina D Quantidade Diária Ideal

A quantidade necessária de vitamina D por dia varia de acordo com a idade:

  • Crianças até 1 ano: 10 mcg;
  • Crianças maiores de 1 ano e adultos: 15 mcg;
  • Idosos com mais de 70 anos: 20 mcg;
  • Gestantes: 15 mcg.

Em geral, apenas a alimentação não é suficientes para suprir as necessidades diárias de vitamina D, e por isso é importante a exposição solar diária para se ter uma produção adequada dessa vitamina. A falta de vitamina D no organismo é identificada através de um exame de sangue chamado 25(OH)D, e o diagnóstico de deficiência é feito quando se tem resultados menores que 30 ng/ml.

Alimentos Ricos em Vitamina D

Alimentos Ricos em Vitamina D

Fontes de Vitamina D

Para quem possui falta de Vitamina D no organismo a mudança na sua alimentação é uma das necessidades para que o mineral possa ser reposto. Alguns dos alimentos que contêm calciferol em altas quantias são:

  • Fígado de galinha,
  • Leite,
  • Manteiga,
  • Óleo de fígado de bacalhau,
  • Ovos,
  • Salmão cozido,
  • Sardinhas enlatadas,
  • Ostras cruas,
  • Leite Ninho fortificado,
  • Arenque fresco,
  • Peixes gordurosos em geral e frutos do mar.

A Vitamina D também pode ser ativada através do sol, expondo o corpo (braços, pernas, pescoço e rosto) pelo menos 3 vezes por semana. O ideal é tomar sol por 15 a 20 minutos sem filtro solar, no período antes das 10 horas da manhã.

Mas fique atento, pois a quantidade de melanina na pele pode prejudicar a irradiação dos raios solares. Por isso, pessoas de pele branca devem ficar somente de 15 a 20 minutos ao sol mais ameno (das 7h às 9h e/ou  16h às 18h30). Já pessoas de pele negra devem ficar ao menos 1 hora expostas ao sol no mesmo período para obter a mesma absorção.

Sintomas da Falta de Vitamina D

  • Acúmulo de gordura corporal.
  • Alteração de humor e depressão.
  • Aumento da incidência de doenças cardíacas.
  • Aumento de ataque de asmas e infecções pulmonares.
  • Desenvolvimento de diabetes tipo 2.
  • Desgaste dos ossos, desenvolvimento de doenças.
  • Deterioração da performance mental, incluindo Alzheimer.
  • Fraqueza muscular.
  • Imunidade baixa, vulnerabilidade à doenças.

Sintomas do Excesso de Vitamina D

A vitamina D não se dissolve com água, por isso é complicado para o corpo se desfazer dela e, portanto, ela acumula. Este nutriente funciona como um hormônio esteroide e fica circulando dentro das células.

Quando há um excesso no corpo, os lugares onde a vitamina pode se alocar, como os receptores e as proteínas portadoras, se enchem e não podem realizar a união.

A partir do momento em que o composto fica livre no corpo, começa a aumentar a absorção do cálcio no intestino. Isso causa hipercalcemia. Outros lugares afetados são os órgãos moles como os pulmões, rins e coração.

Alguns problemas menores que também podem se apresentar são:

  • Náuseas e vômitos
  • Prisão de ventre
  • Cansaço muscular e dor nos ossos
  • Ansiedade e depressão
  • Confusão

O consumo diário recomendado de vitamina D deve ser de menos de 4000 UI. Porém, a probabilidade de se intoxicar por ingerir o componente através de alimentos ou luz solar é mínima.

Para chegar a se intoxicar com este componente o paciente deve ter um nível acima de 150 ng/ml (350 nmol/l) presente no sangue.

Por sorte, quase todos os casos de toxicidade são reversíveis, e poucos chegam a causar calcificação das artérias ou insuficiência renal.

Vitamina D Calciferol

Vitamina D Calciferol

Conclusão

E agora chegamos ao final deste artigo e gostaria de pedir seu comentário caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto.

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O Artigo de hoje foi sobre: Vitamina D Benefícios, Para Que Serve, Fontes. E falamos sobre outras situações além do chá.

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