Zinco Benefícios, Para Que Serve, Fontes.

Nesse artigo feito especialmente para você que tem dúvidas sobre o Zinco, você irá ver quais os benefícios que esse Mineral pode trazer para a saúdecomo ele pode te ajudar, e para quais casos é indicado, confira:

Zinco

Zinco

O Que é Zinco

Os minerais e as vitaminas são fundamentais para manter nossa saúde em dia e cada um deles atua de forma diferenciada em nosso corpo. Hoje iremos falar especificamente do zinco, um dos minerais mais importantes de serem consumidos diariamente, seja por quem treina pesado ou mesmo para quem deseja manter o organismo saudável.

O Zinco é considerado um dos minerais mais essenciais para a saúde do nosso organismo. Sabe-se que a quantia mínima por dia que devemos ingerir do mineral para ter  garantia de uma saúde intacta  é de 7ml. Portanto, mesmo em países ricos, essa quantia quase nunca consegue ser atingida, sendo comum termos doenças derivadas da falta deste mineral

No Brasil, por exemplo, nosso consumo é médio e acaba sendo bem balanceado pelos demais nutrientes comuns presentes em pratos como arroz e feijão.

Mesmo assim, é essencial saber que o zinco deve ser consumido todos os dias e que sua deficiência pode causar várias doenças, como iremos falar abaixo.

Zinco Para Que Serve

São uma grande série de funções que o zinco trás para nosso organismo. Para termos uma ideia, ele é necessário desde a infância, período onde estamos arquitetando nosso sistema imunológico de forma saudável. Assim como a Vitamina C, ele tem a função de nos proteger de vírus, bactérias e diversos agentes externos perigosos para a nossa saúde em geral.

Mas a sua função vai bem acima do fortalecimento da imunidade. Ele também age abaixando o número de radicais livres e tem uma ação antioxidante muito forte. Ambas funções trazem inúmeros benefícios.

O que é importante de citar, antes de mais nada, é que todos os minerais são fundamentais e com o zinco não é diferente. Ingeri-los diariamente deve ser um compromisso que temos com a nossa saúde e com o nosso bem-estar – mesmo quando não praticamos nenhuma atividade física intensa. O zinco irá atuar de forma generalizada e, sem ele, estamos propensos às diversas doenças existentes.

Zinco Em Cápsulas

Zinco Em Cápsulas

Benefícios do Zinco

  • Enzimas

A influência do Zinco para a saúde humana é tão generalizada que, em geral, é difícil saber por onde começar. Os níveis de zinco regulam, por exemplo, o funcionamento de mais de trezentas enzimas essenciais para o corpo humano, de modo que se percebe em uma velocidade rápida, a extensão de sua importância.

As enzimas são substâncias que facilitam ou até mesmo possibilitam inúmeras reações químicas no corpo humano, concentradas sobretudo no sistema digestivo e no nosso metabolismo. O funcionamento certo das enzinas está amplamente relacionado à perca de peso e à saúde do nosso sistema digestivo, fatores que são, portanto, benefícios do zinco para nossa saúde.

  • Prevenção de doenças Crônicas

Talvez  a mais importante de todas as funções do zinco seja sua colaboração para a reprodução saudável das células, que dá benefícios para o funcionamento de todos os sistemas do corpo e, de modo extremo, enormemente significativo, ajuda a prevenir todos os tipos de câncer.

O câncer, junto a outras doenças crônicas e degenerativas, é também evitado pelas funções antioxidantes do zinco. O zinco possui a capacidade de neutralizar os efeitos dos radicais livres, substâncias responsáveis por machucar inúmeros tecidos do corpo humano e, assim, provocar uma enorme variedade de doenças.

  • Imunidade

Ótimos níveis de zinco são essenciais para o funcionamento correto do sistema imunológico. Ao garantir a saúde das células, o zinco estimula o sistema imunológico em um de seus componentes mais importantes: Em virtude da presença deste mineral, o número de linfócitos T é aumentado, assim, tornando o sistema imunológico mais forte.

  • Prevenção contra Doenças que Afetam o Coração

O sistema circulatório também é contemplado com os benefícios do zinco: Na presença de ótimos níveis de zinco, as células do endotélio (é o tecido que reveste os vasos sanguíneos) são mantidas saudáveis e em um ótimo funcionamento. Isso evita inflamações sobretudo o acúmulo de colesterol, de modo que o risco de doenças cardiovasculares diminuam significadamente.

  • Regulação do Sistema Endócrino

O sistema hormonal também é abundantemente dependente dos níveis de zinco. Um dos mais significativos benefícios do zinco se dá sobre a sensibilidade do corpo à insulina, de modo que este mineral é de grande importância para evitar e parar tratar diabetes.

A glândula tireoide é outro componente do sistema hormonal que é beneficiada pelas funções do zinco. Os níveis de zinco asseguram que a glândula seja corretamente estimulada. A importância central da tireoide no organismo faz com que esse benefício se propague em cadeia.

  • Saúde Mental e Nervosa

Os benefícios do zinco envolvem também o sistema nervoso. Como a proteção das células nervosas é feita por gorduras cujas sínteses dependem do zinco, esse elemento é simplesmente muito importante para o funcionamento e para a comunicação entre os neurônios.

Esse efeito faz do zinco um excelente meio de promover uma boa memória e o aprendizado, lutando contra doenças como o Mal de Alzheimer e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (ADHD). O zinco promove o balanço adequado entre o sono e a vigília, além de promover a síntese da Dopamina e da Serotonina, cujos baixos níveis são associados à depressão.

Além disso, o paladar e o olfato têm seu bom funcionamento auxiliado pelo zinco.

  • Combate aos Sinais do Envelhecimento

Quando se trata de beleza, o zinco exerce uma poderosa influência sobre a boa aparência da pele e dos cabelos, evitando males como a acne e retardando o aparecimento dos sinais do envelhecimento. O processo de envelhecimento também é retardado nos olhos, de modo que a degradação da visão acontece bem mais lentamente caso haja bons níveis de zinco.

Alimentos Ricos em Zinco

Alimentos Ricos em Zinco

Alimentos que Contém Zinco

Há diversos alimentos ricos em zinco, porém, há aqueles que contém muito mais do nutriente do que outros, o que facilita sua deficiência na maioria da população mundial. Separamos os principais deles:

Frutos do mar: Os frutos do mar ficam em primeiro lugar quando o assunto é zinco. Porém, eles também são os mais caros e, por isso, de difícil consumo da população geral. Entre eles, o camarão e a ostra estão no topo da lista.

Carnes: A carne de vaca também conta com o zinco, embora em menor quantidade do que os frutos do mar citados. Nesse caso, é importante consumi-la em maior quantidade para suprir. Além da carne de vaca, o fígado é uma ótima alternativa saudável.

Grãos: Por fim, os grãos integrais e até o feijão podem ter uma pequena dosagem de zinco, embora não sejam comparados às carnes e aos frutos do mar. Por serem consumidos com mais frequência, ajudam a população a evitar uma carência muito severa do nutriente.

Sintomas do Excesso de Zinco

Os principais sintomas de excesso de zinco e falta de cobre no organismo são diarreia, sonolência, letargia, enjoo e vômitos frequentes. “Por isso, antes de tomar suplementos, é preciso saber se eles são realmente necessários e qual a dose indicada”, diz a especialista.

Sintomas da Falta do Zinco

Os principais sintomas da falta de zinco no seu organismo, são:

  • Função Neurológica Fraca
  • Imunidade Baixa
  • Diarreia
  • Alergia de comidas e alguns ambientes
  • Queda de Cabelo
  • Má absorção de Nutrientes
  • Acnes e Erupções cutâneas
  • Perda de Apetite e/ou Anorexia
Quantidade Recomendada de Zinco

As quantidades diárias necessárias de zinco variam conforme a idade e o sexo, além de outros fatores. Enquanto crianças precisam de 10mg por dia e mulheres adultas de 12mg por dia, a dose diária necessária para homens adultos é de 15mg. Mulheres têm suas necessidades diárias aumentadas para 15mg na gestação, e para 16mg na lactação.

Acredita-se que a necessidade de zinco aumenta com o envelhecimento, para evitar as frequentes inflamações e para proteger o sistema cardiovascular. Dessa forma, a necessidade diária de zinco pode aumentar consideravelmente ao longo da vida.

Conclusão

Para finalizar este artigo, evidentemente o Zinco é um remédio totalmente natural, que lhe dará muitos benefícios se for bem utilizado, gostaria que você deixasse seu comentário abaixo se ficou com alguma dúvida sobre o assunto.

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O Artigo de hoje foi: Zinco Benefícios, Para Que Serve, Fontes. E tivemos uma discussão sobre outras informações.

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